Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Tudo o que você precisa saber sobre Brand Positioning antes que seja tarde demais
A expressão pode até assustar, mas Brand Positioning é como se chama o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio.
A expressão pode até assustar, mas Brand Positioning é como se chama o posicionamento da marca através da definição do conceito do negócio. É com o Brand Positioning que um negócio diferencia seu produto ou sua empresa na mente de seus clientes potenciais. Vamos combinar que uma comunicação só é eficaz quando torna evidente a ideia distintiva do produto, e fornece uma razão para comprar?
O italiano Gerardo Arancioni, considerado um dos maiores especialistas de Brand Positioning na América Latina, e parceiro da KAKOI Comunicação, acrescenta que não existe um negócio que não necessite deste serviço até porque não existe um negócio que não lida com a mente dos clientes.
Encontrando um norte
Quando se fala sobre identificar os diferenciais e a ideia distintiva, isso significa encontrar as razões para alguém comprar de um determinado fornecedor ou prestador de serviço e não de outro.
E o mercado está saturado de pseudoespecialistas afirmando que “temos o melhor produto, o melhor atendimento, etc.”. Este tipo de comunicação é absolutamente inútil para vendas porque de fato não há diferenciação alguma:
“Se todos falam as mesmas coisas, evidentemente elas não se diferenciam, ao contrário, elas se igualam e se nivelam para baixo. Hoje é muito fácil ter acesso a informações e, ao precisar de um determinado produto ou serviço, a primeira coisa que fazemos é procurar estas informações na internet” explica Gerardo.
O que acontece se o cliente encontra dez fornecedores que se apresentam da mesma forma, tipo “focamos nas exigências do cliente”? Naturalmente o cliente opta pelo mais barato ou pelo líder de mercado, que são as duas opções consideradas mais seguras. E aqui temos um grande problema, pois existe somente um líder e uma guerra de preços que normalmente sacrifica a qualidade.
O que podemos considerar como Brand Positioning de sucesso?
Considere uma grande e simples verdade: as empresas brasileiras são sempre melhores do que elas comunicam! O desenvolvimento do Brand Positioning nada mais faz do que fazer aflorar a essência de uma empresa, de um produto ou de um serviço:
“Um posicionamento bem desenvolvido, portanto, eficaz em termos de vendas, é aquele que, entre vários diferenciais que as empresas possuem, identifica o mais significativo para os clientes potenciais. Eu chamo de “ideia distintiva”, a grande verdade que as diferencia! Somente uma, mas que seja fortíssima.”
Quais os primeiros passos?
Adianta dizer e pensar que o seu produto é melhor? Ou então, que o seu diferencial é o atendimento porque todos pensam e dizem isso? Em absoluto!
Os primeiros e mais importantes passos consistem em entender e assumir definitivamente que:
-
A minha empresa é muito melhor do que eu comunico sobre ela;
-
Estou comunicando algo que não me diferencia com relação aos concorrentes, (fazendo por exemplo uma análise do website deles);
-
A comunicação não está somente ao alcance das grandes empresas;
Toda vez que uma empresa lida de uma forma “simplória” com a mente do seu cliente potencial, estará perdendo uma oportunidade de negócio.
Na prática
Quer um exemplo de como um posicionamento bem desenvolvido é eficaz em termos de vendas? Um Brand Positioning de qualidade é aquele que identifica o que é mais significativo para os clientes potenciais - a famosa ‘ideia distintiva’. Mas tem que ser somente uma, fortíssima:
“Certa vez desenvolvemos o Brand Positioning de uma tradicional indústria da região de Curitiba que produz e vende máquinas de altíssima tecnologia e de valor bem elevado. Acontece que este empresa estava enfrentando anos de crise. Finalizamos a atividade de Brand Positioning e, no meio da pandemia, ela bateu recordes históricos de vendas, ou seja, foi melhor do que nos anos dourados dela. E tudo isso apenas veiculando uma nova mensagem, sem mudar o produto, nem mudar a estrutura interna. Apenas com este reposicionamento da marca” exemplifica Gerardo.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável