PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Demitir em meio à crise constitui erro clássico dos pequenos empresários
O cenário é de escassez de crédito e queda na demanda. A crise mundial tem levado muitos empresários a não pensarem duas vezes antes de dispensar funcionários.
O cenário é de escassez de crédito e queda na demanda. A crise mundial tem levado muitos empresários a não pensarem duas vezes antes de dispensar funcionários.
Entretanto, especialistas do Sebrae afirmam que este é um erro clássico. O gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Nacional, Enio Duarte Pinto, alertou que o empresário deve colocar na ponta do lápis os custos com a rescisão contratual de um empregado, já que os encargos são altos e acabam sendo um gasto a mais num momento crítico como o atual.
Isso sem falar que, como as micro e pequenas empresas são voláteis, a necessidade de contratar pode aparecer em um curto espaço de tempo.
Segundo o gerente, além de gastar com a rescisão contratual, é provável que o empresário gaste posteriormente com a contratação, uma vez que processo seletivo e treinamento demandam tempo e dinheiro. "É um pensamento improdutivo demitir hoje para contratar pouco tempo depois", afirma.
Opções para o empresário
De acordo com especialistas da entidade ouvidos pela Agência Sebrae, no lugar de demitir, a pequena empresa tem outras opções, como promover férias em esquema de rodízio, o que é muito propício no primeiro trimestre, controlar com mais rigor os custos fixos, levando em consideração estoques e contas a pagar e receber, fazer um controle de caixa mais seguro e renegociar prazos de pagamentos em contratos já firmados.
"Ninguém quer perder cliente neste momento de crise. Os fornecedores de pequenas empresas também não. Por isso, esta é a hora ideal para negociar a dilatação de prazos de pagamentos", diz ele.
Investir em liquidações dos produtos para gerar rotatividade de mercadorias paradas no estoque é outra opção para quem tem contas a pagar e não pode perder tempo e dinheiro.
Mas é hora também de o empresário repensar e reorganizar suas formas de aprovação de crédito do cliente. Vendas a prazo, que antes eram facilitadas, hoje devem seguir critérios mais rigorosos, com o intuito de combater a inadimplência.
Além disso, o gerente do Sebrae aconselha aos empresários socializar a compra de seus insumos. Ou seja, procurar seu concorrente para fazer compras conjuntas ajuda a reduzir os valores dos insumos e a barganhar o preço e o prazo de pagamento com os fornecedores. "Unir esforços é uma saída importante neste momento".
Mudança de horário
A gerente comercial da indústria paulista de tijolos ecológicos Tijol-Eco, Juliana Magalhães, informa que a empresa não sentiu até agora os efeitos da crise. Pelo contrário, com o setor da construção civil em alta, a indústria teve de contratar mais funcionários para operar as máquinas que produzem os tijolos de maneira ecologicamente correta.
Uma das alternativas estudadas pela pequena indústria é a mudança de horário dos funcionários para que atuem das 6h às 18h, em vez de trabalharem em três turnos. Isso porque, depois das 19h, a empresa de energia do estado cobra da indústria uma taxa extra por ela estar funcionando. "Isso vai nos dar uma economia interessante", diz Juliana.
Além disso, a gerente comercial conta que contratou um profissional para fazer a manutenção das máquinas, reduzindo assim os gastos com conserto de equipamentos.
Ela explica que o processo de produção dos tijolos utiliza terra e cimento e um sistema hidráulico de secagem, o que torna o custo final da obra 40% menor em comparação com o uso de outro tipo de tijolo.
Gestão sem crise
Esse tipo de alternativa é bastante recomendada pelos especialistas em gestão de crise. O economista e professor da Fundação Getulio Vargas, Francisco Barone, diz que as pequenas empresas também sentem os efeitos de uma crise na medida em que negociam com fornecedores, tomam crédito e precisam ajustar seus custos.
No entanto, Barone afirma que há um ponto positivo para os pequenos empresários: a maior proximidade com os funcionários, o que possibilita negociar com eles mais facilmente formas de afugentar a crise. "Flexibilizar a jornada de trabalho é sim uma opção interessante que não onera o empregador, não dispensa o empregado e ainda há certa economia de gastos fixos na empresa, como água, luz e telefone", opina.
Ele aconselha aos empreendedores procurar nichos de mercado diferentes para atender a vários públicos. Outro conselho é não usar o crédito pessoal para pagar dívidas da empresa. "Esses empréstimos têm juros muito mais altos. O mais interessante é procurar linhas de crédito voltadas para pequenas e microempresas", afirmou.
É hora de abrir uma empresa?
Na contramão da crença geral, o economista da FGV acredita que a crise pode representar uma oportunidade de investimento para quem deseja abrir um negócio. A dica, segundo ele, é não perder a oportunidade.
"Com um plano de negócios bem estruturado e um estudo de mercado em mãos, o empresário pode sim investir e ter bons resultados, mesmo em época de crise", afirmou. "Além disso, a busca por consultorias e orientação para pensar o empreendimento a longo prazo também são boas alternativas para se planejar e até mesmo se preparar para momentos econômicos mais complicados como o que vivemos".
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável