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Notícia
Reclamações contra bancos aumentam 10,83% em março, aponta BC
O número de queixas contra os bancos aumentou 10,83% no mês passado, frente a fevereiro
Roberta de Matos Vilas Boas
Considerando as 11 instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 3.030 casos em março, contra 2.734 um mês antes.
Santander lidera
No terceiro mês do ano, a liderança do ranking ficou com o Santander, cujo índice de reclamações foi de 3,85 a cada 100 mil pessoas.
Na sequência, vieram Itaú, HSBC, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de março e fevereiro deste ano e março de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:
Instituição | Índice Março 2008 | Índice Fevereiro 2009 | Índice Março 2009 | Principal reclamação |
Santander | - | 2,63 | 3,85 | Fornecimento de informação (25,74%) |
Itaú | - | 2,87 | 3,31 | Atendimento (14,13%) |
HSBC | - | 5,84 | 2,88 | Atendimento (16,25%) |
Caixa Econômica Federal | 1,59 | - | 2,17 | Atendimento (27,13%) |
Bradesco | 2,58 | 2,68 | 2,06 | Fornecimento de documentos (24,75%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
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