Despesas médicas são o principal motivo de retenção na malha fina do IRPF 2024
Área do Cliente
Notícia
Mercado da beleza no Brasil deve crescer 11% em 2009
Mercado da beleza deve crescer 11% no país em 2009.
O mercado brasileiro de cosméticos e higiene pessoal passou praticamente incólume pela crise financeira e está revendo suas projeções de faturamento para 2009. O setor deve fechar o ano com uma receita da ordem de R$ 24 bilhões, um crescimento de 11% sobre 2008. "O setor refez as projeções iniciais, que era encerrar 2009 com um crescimento de 5% na receita. Em muitos aspectos, a crise até ajuda o setor de beleza", diz Luciane Beltran, diretora da Beauty Fair, uma das maiores feiras de negócios do setor no mundo, que termina nesta terça-feira, 1, em São Paulo e deve atrair mais de 100 mil visitantes.
Segundo Luciane, o desempenho do setor se mostrou favorável em meio às turbulências porque as vendas de cosméticos não estão atreladas a crédito, e sim à renda disponível das famílias. "Como houve um incremento de renda, especialmente na classe C, o que vemos é um crescimento de cerca de 10% ao ano nos últimos anos, descontada a inflação", diz Luciane. A própria Beauty Fair reflete esse movimento do mercado. Em 2005, em sua primeira edição, o evento atraiu 100 expositores e ocupou uma área de 14 mil metros quadrados. Este ano, foram 350 expositores e 76 mil m2 de área.
A pujança desse mercado já chama a atenção de companhias que, até pouco tempo atrás, sequer cogitavam atender o segmento de beleza. É o caso da Mondial, fabricante de eletroportáteis como ventiladores, liquidificadores e cafeteiras que está entrando no segmento de cuidados pessoais. A empresa está lançando oito produtos, entre secadores de cabelo e pranchas, e tem planos de conquistar 15% desse mercado em um ano. "O mercado brasileiro de eletroportáteis cresce por volta de 6% ao ano, enquanto o segmento de cuidados pessoais cresce o dobro disso", diz Giovanni Cardoso, diretor comercial e de marketing da Mondial. O executivo tem planos agressivos para o mercado de secadores de cabelo e pranchas, onde, segundo ele, as multinacionais ainda têm dificuldades de ganhar terreno.
"O cabelo da brasileira tem particularidades que as gigantes do setor ainda não compreenderam bem. Ele é mais espesso e volumoso do que o das americanas, asiáticas e europeias, por isso necessita de tecnologia especial", diz Cardoso, que espera conquistar uma fatia de 25% do mercado dentro de três anos. Para isso, vai contar com a presença da Mondial em 11 mil pontos de venda em todo o País. "Sem dúvida essa capilaridade é uma vantagem competitiva", diz Cardoso. O mercado de eletroportáteis é estimado em 33 milhões de unidades/ano, e a linha de cuidados pessoais já representam um terço desse volume.
A concorrência não vai ficar parada. A brasileira Taiff, que lidera o mercado de eletroportáteis para cuidados pessoais, aproveitou a feira de beleza para fazer vários lançamentos tecnológicos. Entre eles, um secador de cabelos feito com plástico biodegradável, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). "As matérias-primas, como milho e sementes de girassol, conferem as mesmas características do plástico proveniente do petróleo, como a resistência ao calor, mas com menos impacto ambiental", diz Nilton Santos, engenheiro responsável pelos projetos de inovação da Taiff. A empresa também está lançando no mercado secadores com silenciador de ruídos e também uma chapa-escova.
Notícias Técnicas
Veja os principais motivos de retenção em malha em 2024
Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, de forma unânime, elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual.
Caso o beneficiário esteja ausente ou impossibilitado de se locomover, é possível indicar um procurador junto ao INSS para realizar recebimentos ou prova de vida
Contribuintes poderão enviar comentários até 15 de outubro.
Notícias Empresariais
O objetivo é oferecer a oportunidade de autorregularização a cerca de seis mil empresas até o dia 19 de novembro.
A ação foi apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraíba
Central de Atendimento em Libras (CAL), transmissões ao vivo e a tecnologia VLibras auxiliam na prestação de serviços
Ações sem valor da causa (ou seja, sem o valor do crédito cobrado) chegam a 82 mil processos. Com valores indicados, mais de 25.832 ações cobram até R$ 500
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
A adaptação a um modelo digital pode parecer desafiadora. No entanto, é crucial entender os benefícios e os passos necessários para essa transformação.
A adoção de práticas de Compliance sólidas não apenas fortalece a empresa contábil internamente, mas também gera um impacto significativo na relação com seus clientes
No Brasil, a contratação de um contador não é apenas uma prática recomendada, mas uma exigência legal para candidatos e partidos políticos durante as campanhas eleitorais
A Sociedade Anônima é uma empresa onde o capital é dividido em ações
Microempresas compõem uma grande parcela dos tipos de negócio no Brasil. Principal característica é o faturamento, de até R$ 360 mil