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Saiba se você tem perfil para rede de franquia
O candidato a franqueado deve ter em mente que ele não terá um “emprego vitalício”
Franqueados e franqueadores devem se submeter a um diagnóstico complexo para saber suas possibilidades de trabalhar em rede. O diretor executivo da 5A Consultoria - André Vidmar dá algumas dicas, para quem quer se envolver com uma rede de franquia
Terminou sábado (11), em São Paulo, a maior feira de franchising da América Latina, a ABF Franchising Expo. Quatrocentos expositores exibiram suas marcas e suas oportunidades de negócios, inclusive para microfranqueadores, a tendência do momento, na qual com um pequeno investimento inicial, o empreendedor pode instalar um pequeno comércio varejista.
Para André Vidmar, especialista da 5A Consultoria, antes de arriscar o nome de sua empresa, o candidato a franqueador deve fazer um diagnóstico minucioso de seu negócio para descobrir se a vocação de seu empreendimento é mesmo para uma rede de franquias. E, no caso dos futuros franqueados, é necessário saber se o pretendente tem perfil para pertencer a uma determinada cadeia de produtos ou serviços. “Não basta apenas registrar sua marca no INPI, criar uma identidade visual e sair por aí procurando franqueados. Há que ter um plano de negócios e, antes disto, é importante ter um exame dos seus fatores críticos de sucesso para que possam ser replicados para toda a rede”, recomenda.
De outro lado, o franqueado precisa ter perfil empreendedor. “Para uma rede iniciante, o ideal é que o parceiro seja o dono do negócio e não apenas um investidor. Dessa forma, o comprometimento é maior”, acredita.
Franqueado e franqueador devem lembrar-se que irão manter um relacionamento interpessoal. Vidmar sentencia: “Competência para gerir pessoas é outro ponto que deve ser analisado. Nem todo profissional tem esse potencial, muitas vezes é um fator a ser adquirido por meio de capacitações de liderança.”
Segundo Vidmar, o candidato a franqueado deve ter em mente que ele não terá um “emprego vitalício”. “Isto é erro muito comum”, avalia. Para o consultor, um negócio requer tomada de decisões, relacionamento com pessoas, análise de potencial e, principalmente, precisa de investimentos para sua manutenção, pelo menos nos primeiros anos. “Ser dono do próprio negócio implica em ser o seu próprio patrão e ter responsabilidades com folha de pagamento, fornecedores, clientes e com a própria rede de franquia”, analisa.
Outros pontos a ser analisados referem-se à localização, canais de distribuição, promoção, produto e gestão. “Faça uma análise dos riscos e das vantagens do negócio. Saiba se a cultura do franqueador é aderente à sua. Examine as possibilidades de retorno do investimento e o prazo para atingir o ponto de equilíbrio. Conheça sua região e saiba as potencialidades de seu mercado. Não vá apenas pelo encantamento de ter uma boa marca em seu portfólio. Um negócio deve ser estudado antes de ser implantado. Planejamento é fundamental para que o empreendimento dê certo”, informa o consultor da 5A.
Já para o franqueador, instalar uma rede deve levar em consideração se o modelo de negócio que teve sucesso, numa determinada região e situação, pode fazer sucesso em outras condições. Conheça o potencial de seu negócio. Promova o alinhamento da sua rede, estabeleça métricas de gestão, canais de comunicação e de aprimoramento da marca, dos produtos ou serviços. E, de acordo com André Vidmar, elabore um diagnóstico prévio para saber como superar os riscos que seu empreendimento pode sofrer ao ser compartilhado com terceiros.
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