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O que faz de uma companhia um ótimo lugar para trabalhar?
Um componente importante na seleção das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina é o resultado de uma pesquisa com funcionários, na qual os respondentes avaliam vários aspectos de suas empresas
A prática de categorizar as melhores empresas da América Latina em vários rankings começou há algum tempo e foi ganhando relevância na região, uma vez que as empresas enxergam essas listas como indicadores de sucesso. Um exemplo a ser citado é o Great Place to Work ® Institute (GPTW), que divulgou recentemente a lista das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina deste ano, e que trouxe a FedEx na oitava posição.
A constante presença da FedEx em listas desse gênero merece uma análise, visto que esta gigante do transporte expresso também conquistou o quinto lugar na lista das Melhores Empresas Multinacionais do GPTW do ano passado. O que realmente faz de uma companhia um ótimo lugar para trabalhar? Aparentemente, o Great Place to Work Institute descobriu a resposta em 1981, quando identificou as 100 Melhores Empresas para Trabalhar nos Estados Unidos.
O GPTW indicou que um grande local de trabalho não é fruto de uma lista consagrada de benefícios aos funcionários, programas e práticas, mas da alta qualidade dos relacionamentos construídos no local de trabalho – relacionamentos caracterizados por confiança, orgulho em trabalhar na empresa e camaradagem. Relacionamentos que nada tinham de superficiais e que ajudavam a alavancar o desempenho empresarial de uma organização.[1]
As empresas de pequeno e médio porte também podem ficar atentas às qualidades das companhias constantemente citadas nessas listas e se esforçar para aprender e reproduzir as melhores práticas dessas organizações, visando desenvolver e melhorar seus próprios empreendimentos.
Se considerarmos a filosofia corporativa que é a base da FedEx, é fácil vermos que seu foco são os funcionários. Ela reconhece que, acima de tudo, esta companhia atua no setor de serviços, e que não há como oferecermos bons serviços e obtermos altos níveis de satisfação do cliente sem funcionários comprometidos e motivados. Um funcionário que se orgulha em trabalhar para uma companhia e que se sente parte do todo oferecerá o serviço de alta qualidade que leva à fidelidade do cliente. E é isso que a FedEx quer de cada transação e interação com o cliente.
Um componente importante na seleção das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina é o resultado de uma pesquisa com funcionários, na qual os respondentes avaliam vários aspectos de suas empresas. Essencialmente, isso quer dizer que as indicações para a lista ficam a cargo da própria força de trabalho das empresas. Ser indicada para a lista é também um grande reconhecimento do capital humano dos funcionários, um aspecto importante para a continuidade de um negócio.
A presença de cada uma dessas empresas nessas listas é também um merecido reconhecimento aos funcionários e diz muito sobre o trabalho e a dedicação deles em prol do sucesso destas companhias. Parabéns aos funcionários das empresas classificadas entre as 50 melhores.
[1] História do Great Place to Work
Juan N. Cento - Presidente da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento gerencia uma organização com mais de 8.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina, ajudando a FedEx Express a se tornar um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.
Sobre a FedEx
A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 42 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações visite news.fedex.com
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