Os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), devem ficar atentos para não serem excluídos de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência.
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Como preparar sua empresa para crescer
Criar novos modelos de negócios na hora certa é a chave para crescer, segundo professor da Fundação Dom Cabral
Com a economia mundial cambaleante, fazer uma pequena empresa crescer pode ser um desafio. “É preciso fazer a empresa crescer de forma sustentada e sustentável”, afirma Luiz Augusto Lobão Mendes, professor da Fundação Dom Cabral, durante palestra do evento PME Summit, em São Paulo.
Para Mendes, vive-se um ambiente de hipercompetição, em que sustentar uma vantagem competitiva não é suficiente. “É preciso criar novos modelos de negócios a todo momento”, diz. Durante o evento, o professor falou sobre como adotar uma estratégia de crescimento capaz de fazer sua empresa prosperar por mais tempo. “Só empresas excepcionais conseguem pensar seu crescimento antes que ele seja necessário”, explica.
Há quatro fatores essenciais para que as pequenas empresas comecem a pensar em seu crescimento. O primeiro deles é estar pronto a agir em situações críticas. “É preciso capacidade de enxergar mudanças antes que elas se tornem óbvias demais”, diz.
Além disso, o professor coloca as capacidades de gerar sucessão e de enfrentar e se adaptar em períodos de crise como elementos motores do crescimento.
Cuidados
Muitas vezes, o que impede sua empresa de se desenvolver pode ser algo que está dentro da própria companhia. “O inimigo está dentro das organizações. O primeiro fator de perda de crescimento é arrogância. Antes do resultado financeiro, a diferenciação, os talentos e a relevância no mercado vão se perdendo”, afirma.
Outro problema bastante comum é o desvio do foco, que acontece quando a base de clientes, os canais de vendas, a concorrência e os ativos precisam ser diferentes daquilo que a empresa já faz.
Planejamento
O primeiro passo, para Mendes, é concentrar-se em um plano. “O planejamento formal traz resultados melhores, capacidade de inovação e desenvolvimento de novos produtos. Ter um plano não significa engessar a empresa, mas ter um alinhamento com todos”, explica.
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