Os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), devem ficar atentos para não serem excluídos de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência.
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Gestão de conhecimento: impactando no desempenho da empresa
Estabelecer nas empresas um programa de gestão do conhecimento onde tenha um elo entre o desempenho das pessoas e do negócio é o caminho que trará bons frutos
Promover o desenvolvimento das pessoas em busca dos melhores resultados, atrair e reter os escassos talentos em nosso mercado de trabalho, conseguir conciliar os investimentos em treinamento com a melhoria do desempenho das organizações e manter este conhecimento dentro da empresa, tem sido as grandes questões da área de gestão de pessoas.
Como enfrentar com sucesso esta realidade? Como investir nas pessoas e manter este conhecimento na empresa? Como transformar as competências humanas em organizacionais? A resposta para isto pode estar em uma gestão eficaz do conhecimento.
Estabelecer nas empresas um programa de gestão do conhecimento onde tenha um elo entre o desempenho das pessoas e do negócio é o caminho que trará bons frutos e uma relação adequada entre investimento e retorno da área.
As empresas enfrentam um mercado dinâmico, instável, inovador e competitivo, o que as obriga a captar e buscar o conhecimento necessário para que se mantenha competitiva e a frente do mercado.
O primeiro passo é gerar um ambiente que incentive a criação de novos conhecimentos inspirados pelas competências instaladas na organização, bem como nas individuais. Esta busca deve permear toda a empresa e deve ser baseada na cultura organizacional, na visão de médio prazo e nas necessidades de curto prazo da empresa.
Mais do que criar, as empresas também devem capturar os conhecimentos existentes no mercado, nos stakeholders e também nos profissionais que atuam em toda a sua cadeia de valor.
A necessidade de criação e captura do conhecimento só trará o resultado esperado e o impacto nos negócios se aliada a uma gestão do conhecimento bem estruturada, que proporcionará subsídios e conhecimento necessário para superar os desafios.
A organização de todos estes conhecimentos, por meio das ferramentas adequadas, garante que a informação seja perene e faça parte do dia a dia de todos. O registro também é uma das formas de manter este conteúdo dentro da organização.
O compartilhamento em todas as esferas da organização do que foi construído é fundamental, pois proporciona estender a um ambiente de conhecimento e constante troca de ideias.
Disseminar é outra prática relevante, pois permite o engajamento das pessoas em receber e agregar, fortalecendo o desenvolvimento das competências organizacionais e humanas.
A proteção do conhecimento é uma das principais atribuições da gestão do conhecimento, pois permite manter dentro da empresa as competências e informações estratégicas do negócio, bem como os direitos de utilização do que foi construído e desenvolvido como propriedade da empresa. O coletivo deve ser prioritário neste aspecto, já que fortalecerá a busca de desafios e da retro alimentação do que foi aprendido, retido, compartilhado e disseminado.
A capacidade de inovação e adaptação também deve estar presente. Saber adaptar-se as demandas e não ficar preso a soluções consagradas é, com certeza, um dos fatores fundamentais de sucesso.
Para que esta gestão seja uma aliada no desenvolvimento de pessoas e na retenção do conhecimento, é necessário que o conteúdo desenvolvido seja construído em conjunto. A empresa deve proporcionar esta interação, seja das áreas especialistas como nas áreas de negócios.
As ferramentas de desempenho individual e coletivo e os planos de desenvolvimento devem estar diretamente correlacionadas com a gestão do conhecimento. Não basta treinar, é preciso capacitar e desenvolver, preparando a equipe para os desafios do negócio e da carreira.
Na Brasil Kirin desenvolvemos uma plataforma que permite a integração de todas as frentes e iniciativas, que vão desde o aprendizado à competência, objetivos ao plano de sucessão e desempenho, e comunicação ao apoio ao negócio. Tudo isso permite um cenário de conhecimento que agrega força e foco.
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