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‘Mundo virtual’ também é estratégia para pequenas empresas
A tecnologia impulsiona a mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais interativos na sociedade
Os smartphones e tablets impulsionaram o acesso à banda larga móvel no Brasil. De acordo com pesquisa recente, divulgada pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), em março deste ano, houve um crescimento de 54% em acessos móveis, se comparado com o mesmo período em 2012. Considerando os acessos fixos e móveis, a banda larga no Brasil totalizou 93,6 milhões de conexões em março, um aumento de 43% sobre o mesmo período do ano passado.
E se até os anos 1990 as pessoas usavam câmeras analógicas para registrarem momentos e se deslocavam até lojas físicas para revelar suas fotos, hoje elas fotografam por celular e enviam as imagens imediatamente por Bluetooth para sua rede de contatos. Em menos de cinco minutos, as fotos são compartilhadas por meio das redes sociais, que ganham cada vez mais adeptos em decorrência da expansão da banda larga.
A tecnologia impulsiona a mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais interativos na sociedade com a ajuda das mídias sociais. Além de alterar a dinâmica das relações humanas, as redes sociais modificam também o modelo dos negócios e as estratégias de marketing das empresas, que precisam ingressar na plataforma virtual para se destacarem no mundo dos negócios.
Para Gil Giardelli, especialista em cultura digital e um dos palestrantes do Seminário Desafios do Crescimento, que será promovido pelo Sebrae/PR em Londrina, no próximo dia 10 de julho, todos os negócios estão em rede e a colaboração humana é o "novo ouro", é o maior ativo de qualquer empresa. “Em décadas passadas, o cliente estava em primeiro lugar, depois foi a vez do produto e, hoje, são os valores que estão em primeiro lugar. Estamos vivendo a era da generosidade coletiva”, observa Gil Giardelli.
Sobre as oportunidades para as micro e pequenas empresas na sociedade em rede, o especialista frisa que hoje é possível deixar uma loja 24 horas aberta e utilizar a conectividade para vender para qualquer parte do mundo. “Vivemos a era da "aldeia global" na qual o negócio é entrar na rede, ter um bom serviço, e se comunicar para vender”, destaca.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, a tecnologia é algo presente e que está modificando as relações humanas pelo saber, conhecimento e mercado. “Nesse cenário, as redes sociais se transformam em verdadeiras "vitrines" interativas, onde os consumidores avaliam, em forma de comentários, os produtos e serviços”, destaca.
A consultora do Sebrae/PR acrescenta que as empresas de pequeno porte precisam ingressar no mercado digital para se manterem competitivas e não perderem espaço para a concorrência, que hoje é global. “Nossos concorrentes não são somente nossos vizinhos, eles podem estar do outro lado do mundo. A "Era da aldeia global" exige que os empresários façam parte da rede, tenham um bom serviço e saibam utilizar a plataforma virtual para se comunicar bem com os clientes”, avalia Simone Millan.
O Seminário
O Seminário Desafios do Crescimento, que integra ações do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas, está na sua terceira edição. O evento acontecerá, neste ano, no próximo dia 10 de julho, em Londrina, a partir das 8 horas, no Buffet do Planalto (Avenida Tiradentes, nº 6.429). O tema será “Interatividade & Conectividade”.
O Seminário terá uma programação intensa. A primeira palestra será “Marketing Digital – dicas e benefícios”, ministrada por Henrique Mendes Pereira, especialista em gestão estratégica. Outro tema que será debatido na ocasião será o e-commerce. Vivianne Vilela, diretora executiva do E-commerce Brasil, profere a palestra “E-commerce: cenários, desafios e oportunidades”. E, para encerrar o Seminário com "chave de ouro", Gil Giardelli, que acumula 14 anos de experiência na era digital, vai abordar o tema “E agora: como aproveitar as oportunidades na sociedade em rede?”.
As vagas do Seminários do Crescimento são limitadas e as inscrições gratuitas se destinam a empresários e gestores de pequenas empresas. Mais informações pelo telefone: (43) 3373-8000.
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