Reforma de 2019 trouxe mudanças também para o magistério
Área do Cliente
Notícia
Pequenas inovações levam a um grande negócio
Encontre algo que as pessoas queiram e faça melhor
Quando você pensa em inovação, você pensa no Vale do Silício, em avanços tecnológicos e empresas com grandes verbas de pesquisa e desenvolvimento? A maioria das pessoas sim, mas a verdade é que até mesmo as menores empresas, das barbearias com uma só cadeira até vendedores de pipoca na rua, podem ter ideias capazes de conquistar a imaginação dos clientes. Quando isso acontece, você está a caminho de construir uma grande marca.
Apesar de ser difícil de acreditar agora, a história do Virgin Group é a história de uma pequena empresa que fez sucesso por causa do espírito inovador de nossa equipe. Quando meus amigos e eu iniciamos nossa primeira empresa, a revista "Student", nós éramos um bando de jovens hippies que mal conseguiam se sustentar, mas nós tínhamos uma ideia para um produto que as pessoas queriam: uma publicação voltada para pessoas jovens como nós. Eu morava no porão de um amigo e nosso escritório ficava em uma cripta de igreja que o vigário nos permitia usar. Nós posteriormente transformamos nossa camaradagem e nosso entusiasmo em um negócio global.
Foi tendo isso em mente que poucos anos atrás nós criamos o Centro Branson para Empreendedorismo, em Johannesburgo, por meio do qual apoiamos 479 empreendedores em 21 setores, compartilhando conhecimento, redes e recursos. Nós vimos uma necessidade real lá: a taxa de desemprego paira em 25%, e muitos dos desempregados são jovens. Apesar de a África do Sul ser um país abençoado com grandes recursos naturais e pessoas talentosas, as empresas pequenas e as mais estabelecidas ficam bem atrás de seus pares em países como Brasil e China.
Eu estive em Johannesburgo recentemente e, enquanto ouvia propostas de muitos de nossos empreendedores aspirantes, eu me lembrei das muitas formas diferentes que uma pequena empresa pode inovar. Você não precisa de um grande orçamento: tudo o que você precisa é de um pouco de ambição e uma boa ideia.
1. Encontre algo que as pessoas queiram e faça melhor
Miles Khubeka criou uma marca com muito potencial. Ele baseou seu restaurante em um personagem popular (mas que não tinha sua marca registrada) de uma propaganda de cerveja: "Vuyo", um homem comum e vendedor ambulante de alimentos que se dá bem. Miles abriu um restaurante baseado no cardápio de Vuyo e agora está lançando franquias na forma de carrinhos de alimentos Vuyo, que são operados por outros jovens empreendedores, espalhando o nome Vuyo. É uma ideia excelente.
Há muitos restaurantes em Johannesburgo, mas, como mostrou Miles, o fato de uma ideia não ser completamente original não significa que o negócio se perderá na multidão. Se seu serviço for de alguma forma único se os clientes se conectarem com sua marca ou se você oferecer algo que outras empresas não oferecem, sua empresa será notada.
A fórmula de Miles é simples: ele criou uma marca que tem um toque local, mas grande apelo. E a comida também é boa!
Outro grande exemplo: Simphiwe Madonsela, da The Shoe Cleaning Company, percebeu uma demanda não explorada por um serviço (limpeza de calçados) em um espaço não familiar e me perguntou se podia lançar sua empresa na Virgin Active, nossas academias de ginástica. Eu gostei da iniciativa dele e o convidei a se juntar a nós em nossa nova academia para compartilhar sua ideia no dia seguinte.
2. Pegue o velho e o torne novamente novo
Para a construção de um negócio de sucesso, você não precisa desenvolver um novo produto do zero. Eu fui lembrado disso no início de outubro, quando entramos para o Livro Guinness dos Recordes pelo número de pessoas dentro de um Mini Cooper clássico nós colocamos 25 dentro de um; nós adoramos quebrar recordes e o impulso de relações públicas também sempre ajuda! A pintura e o design personalizados do Mini foram desenvolvidos pelo empreendedor Wes Boshoff. Sua empresa Plastispray modifica o visual de um carro sem danificar a pintura original.
Se você conseguir redirecionar um produto existente ou se você encontrar uma lacuna no mercado onde as marcas não estão oferecendo nos seus produtos as melhorias que os clientes gostariam, não há motivo para você não explorá-los.
3. Diga qual é o propósito de seu produto
As raízes de grandes marcas geralmente possuem uma narrativa atraente, e compartilhar sua história desde o início pode ajudar você a conquistar o apoio de sua comunidade e das empresas dela.
Um exemplo é a história de Mmabatho Portia Morudi, que desenvolveu seu interesse por abelhas quando seu avô de 87 anos a levou a um curso de criação de abelhas. Agora ela está determinada a ajudar a proteger as abelhas ao mesmo tempo em que desenvolve um negócio de sucesso.
Sua Iliju Bee Farm produz mel puro área com crescimento potencial em seu país à medida que o consumo de mel na África do Sul é muito maior do que a produção. Ela também oferece serviços gratuitos de polinização para produtores rurais e educa as comunidades rurais sobre a importância das abelhas e por que elas devem ser tratadas como amigas, não como inimigas.
Se você é um empreendedor dirigindo uma pequena empresa, qual é a sua estratégia para se diferenciar das demais?
Tradutor: George El Khouri Andolfato
Notícias Técnicas
Aprovada nova medida que autoriza o INSS a suspender pensões sem aviso prévio, intensificando o temor de erros e injustiças entre aposentados e pensionistas.
Apesar do calendário de pagamentos ter encerrado em agosto, R$ 228,6 milhões ainda estão disponíveis para saque até o final de dezembro de 2024
Serviço poderá ser feito em 2,6 mil agências da estatal em todo país. Cumprimento de exigência também poderá ser realizado no Balcão Cidadão
Colegiados criam ferramenta de pesquisa mais ágil, que irá facilitar aos usuários o acesso às decisões
Notícias Empresariais
Especialista esclarece a responsabilidade dos herdeiros e os limites da herança, como no caso da filha do MC Marcinho e de outros famosos que enfrentaram situações semelhantes
Um dos resultados esperados é agilizar a uniformização da jurisprudência
A 11ª Reunião de Cooperação Sul-Sul e Trilateral Brasil-OIT reforça o compromisso do Brasil com a justiça social e a inclusão no mundo do trabalho
Informe-se sobre uma nova maneira de organizar a sua empresa e aprenda como combinar critérios sustentáveis para garantir um bom sucesso.
O investigado é um Deputado Estadual da Região de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.
A automação e a transformação digital em curso, reforçam a importância da educação continuada e da capacitação técnica como forma de se manter competitivo em um cenário cada vez mais desafiador.
A implementação da EGC, além de promover a qualificação do corpo funcional, também contribui para o amadurecimento do ambiente corporativo do Sistema CFC/CRCs
O caso aconteceu em Gedling, Nottinghamshire, na Inglaterra
Em Taubaté, aposentado foi abordado em casa por uma suposta entrega de mercadoria. Para fazer a devolução do produto, o golpista pediu que fizesse biometria facial 'por questão de segurança'