Nova Portaria visa combater práticas irregulares e fortalecer a saúde alimentar dos trabalhadores
Área do Cliente
Notícia
Por que ainda existe uma grande diferença entre o que uma empresa diz e faz?
Imagine um banco do qual você é cliente há quinze anos e onde na maior parte do tempo você aplicou o seu dinheiro.
A gente escuta muito as empresas falarem do relacionamento com seus clientes, de quanto isto é importante, o quanto estão investindo nisto e toda aquela estorinha que todos conhecemos. O fato é que, no dia a dia, este relacionamento todo gera muito menos benefícios do que se imagina e menos ainda do que a gente espera.
Imagine um banco do qual você é cliente há quinze anos e onde na maior parte do tempo você aplicou o seu dinheiro. Com certeza, enquanto aplicava, você tinha isenção de tarifas, atenção de seu gerente e ofertas generosas. Porém, quando a coisa fica ruim para você, que espera algum suporte, aí sim é que vem todo o tipo de pressão. Tarifas plenas, seu gerente some e nada de juros favoráveis.
Ou seja, o relacionamento que você pensava ter com o banco simplesmente não existe. O mais interessante disso é que, tão logo a situação melhore e você volte a ter dinheiro na conta, como por mágica, todo o relacionamento volta, como se nunca tivesse sido diferente. Pode parecer ingenuidade minha, mas eu esperaria algo diferente. Algo mais equilibrado, mais justo. Mas isto fica só no marketing. Não é um banco feito para mim. É feito para eles mesmos e ponto final.
Tenho um relacionamento com uma revista especializada há mais de dez anos para a qual escrevo artigos periodicamente. O ideal seria eu receber a revista como cortesia, certo? Errado. Recebia porque fazia assinatura. Era a única forma de ter acesso aos meus próprios artigos para divulgação. Há uns anos decidi que não iria mais assinar.
Afinal, depois de tanto tempo, esperava ser reconhecido como colaborador e continuar a receber a revista. E continuei a recebe-la por bastante tempo, até que recebi uma mensagem curiosa. Ela dizia que minha assinatura venceu há dois anos, mas, apesar disto, não pararam de enviar a revista durante todos estes anos. E é verdade.
O que me espantou foi que se tratava de uma proposta de renovação da assinatura.
Ou seja, mais de dez anos de relacionamento com a editora como articulista, mas sou reconhecido somente como um assinante que recebeu a revista de graça, por liberalidade, durante todos estes anos, e que está na hora de assinar novamente. Com certeza, não era este o tipo de relacionamento que eu esperava.
Imagine que sua operadora de TV por assinatura, da qual é cliente por muitos anos. É fiel e possui um tíquete médio alto. Pelo menos você assim o considera. Com certeza você não espera, com este tempo de relacionamento, receber um chamado oferecendo um pacote melhor do que o atual. Pois eu recebi. Mais de uma vez. Ou seja, é melhor ser cliente novo do que cliente fiel. É essa a minha leitura do que eles acham que seja relacionamento com clientes.
Enfim, cada um de vocês, tenho certeza, tem casos em que se esperava uma postura diferente de seu fornecedor, baseada no tempo de relacionamento, mas obtiveram um tratamento totalmente incompatível. Muitas vezes sequer sabem que você é cliente.
Minha conclusão é simples: relacionamento com o cliente é ainda muito mais uma retórica de marketing do que algo que pode agregar valor para os dois lados. Mas, como diria a letra do Fado Tropical de Chico Buarque e Ruy Guerra, "Meu coração tem um sereno jeito e as minhas mãos o golpe duro e presto, de tal maneira que, depois de feito, desencontrado eu mesmo me contesto. Se trago as mãos distantes do meu peito é que há distância entre a intenção e o gesto...".
Pode até haver intenção de usar o relacionamento com o cliente em seu benefício, mas a prática ainda está muito longe de sê-lo e, mais ainda, do que esperamos que fosse.
Notícias Técnicas
Saiba como garantir os direitos previdenciários e assistenciais dos menores de idade
Presidente promete isentar rendas menores enquanto cobra mais de grandes investidores e especuladores financeiros.
Reunião no Palácio Itamaraty contará com a presença de ministros e representantes de trabalhadores e empregadores para discutir avanços na parceria Brasil-OIT, com foco em políticas públicas e desenvolvimento social
Medida é o primeiro passo visando a adesão ao programa lançado pelo Climate Investment Funds (CIF) voltado para a transição industrial em países em desenvolvimento
Notícias Empresariais
Entenda as regras e prazos para recontratar ex-funcionários como Microempreendedores Individuais e evite problemas legais no processo.
Minas Gerais e São Paulo se destacam em iniciativas de parcerias público-privadas, atraindo investimentos e melhorando a competitividade através de infraestrutura eficiente.
Horário de verão está previsto para acontecer daqui a um mês.
Secretaria de Reformas Econômicas apresenta estudo técnico e recomenda dois conjuntos de medidas de aperfeiçoamento ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência
A recente publicação de portaria do Ministério da Fazenda, que institui o Programa de Transação Integral (PTI), traz novas oportunidades para empresas com débitos tributários de alto impacto econômico.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
A automação e a transformação digital em curso, reforçam a importância da educação continuada e da capacitação técnica como forma de se manter competitivo em um cenário cada vez mais desafiador.
A implementação da EGC, além de promover a qualificação do corpo funcional, também contribui para o amadurecimento do ambiente corporativo do Sistema CFC/CRCs
O caso aconteceu em Gedling, Nottinghamshire, na Inglaterra
Em Taubaté, aposentado foi abordado em casa por uma suposta entrega de mercadoria. Para fazer a devolução do produto, o golpista pediu que fizesse biometria facial 'por questão de segurança'
O programa oferece cursos online e gratuitos, em módulos que podem ser acessados no site do Sebrae.