PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Acerte o alvo: recomende produtos que são a cara do consumidor
Ferramentas de personalização de páginas no e-commerce podem aumentar o engajamento do usuário e elevar a taxa de conversão de vendas. Conheça três formatos
Não é segredo nenhum que uma boa vitrine chama a atenção dos consumidores. Se no varejo físico a boa exposição de produtos fisga quem passa pelos corredores, no e-commerce o foco é atuar na organização da página principal e nas de categorias de produtos.
E quais produtos devem compor uma vitrine atrativa: os mais vendidos, os que mais representam a identidade da marca ou os lançamentos?
A resposta certa pode ser uma combinação das três opções ou nenhuma delas. A chave é sempre exibir os itens mais relevantes para os clientes. Mas cada usuário tem interesses distintos, certo? Sim, então, a solução são páginas personalizadas.
Hoje, já existem no mercado ferramentas tecnológicas que customizam páginas de recomendações de produtos de acordo com o comportamento de cada usuário.
“Lojas virtuais que oferecem uma sugestão de produtos mais precisa conseguem resultados não só em vendas, mas também em aumento da conversão, do tíquete médio e melhor aproveitamento de mídia”, afirma Davi Bernardes, fundador da Roi Hero, empresa que desenvolve ferramentas para recomendações inteligentes que atende pequenos e médios e-commerces.
Fundada há um ano, a Roi Hero atende cerca de 30 lojas virtuais, entre elas a Pandorá Joias e a Vestcasa, que vende artigos de cama, mesa e banho.
De acordo com Davi, grandes empresas utilizam softwares de inteligência artificial para fazer recomendações de produtos. O problema é que, para ser eficiente, essas ferramentas dependem de uma grande quantidade de dados. Para uma loja de grande porte, não há problema, uma vez que o site recebe milhares de visitas num único dia.
Já as pequenas, com fluxo melhor, não obtêm o mesmo desempenho. A alternativa é usar algoritmos de análise de Big Data para identificar cada usuário e desvendar os interesses de cada um.
Recomendações certeiras de produtos podem despertar no usuário a sensação de que a loja tem a sua cara.
A melhor experiência também tende a diminuir a taxa de rejeição, que é quando o usuário visualiza apenas uma página e sai do site.
O melhor engajamento pode aumentar a conversão de vendas. Na Vestcasa, por exemplo, a taxa de conversão aumentou 13% após a adesão da tecnologia.
Conheça os três principais tipos de recomendações para melhorar as vendas do e-commerce.
ITENS COMPLEMENTARES
Esse formato de recomendação é um dos mais utilizados no varejo físico –e a lógica é a mesma no mundo virtual.
Funciona assim: quando um usuário adiciona um produto no carrinho, uma caixa de sugestão de produtos surge, apresentando itens complementares.
Por exemplo, o usuário que seleciona um smartphone poderá visualizar uma página que exibe uma gama de acessórios, como capas protetoras, fones de ouvidos, cartões de memória e carregadores portáteis.
Neste tipo de recomendação, o foco é aumentar o tíquete médio por meio da venda de mais de um produto para o mesmo consumidor. A tática é conhecida como cross-selling.
PRODUTOS SIMILARES
A ferramenta mapeia a navegação do usuário no site. As informações, então, são cruzadas com a base de dados de comportamento de todos os consumidores que já visitaram a loja.
Dessa forma, o sistema passa a recomendar produtos que outros usuários, com navegação similar, compraram de fato. As recomendações, então, são apresentadas em pequenas vitrines durante toda a navegação.
Por exemplo, um usuário que navegou em páginas de televisores LG e Samsung – e não comprou nenhum produto – pode estar em dúvida.
Neste caso, conforme a escolha dos antecessores, a tecnologia gera anúncios recomendando o produto com mais chances de ser o preferido.
Conforme mais páginas são visitadas, mais refinadas se tornam as recomendações. O foco é seguir o usuário até que o produto recomendado seja o que possuir maior probabilidade de compra.
HISTÓRICO DE PRODUTOS
Este tipo de recomendação consiste em identificar, em tempo real, os produtos e categorias que o usuário navega e gerar um histórico dos itens que foram acessados.
A lista de produtos passa a ser exibida no rodapé das páginas seguintes que o usuário visitar.
A ideia é facilitar a jornada do usuário e deixar os produtos sempre visíveis. Dessa forma, o potencial comprador consegue encontrar facilmente os itens de que viu e gostou, mesmo tendo pesquisado outros produtos posteriormente.
Quando ele sentir necessidade, pode comparar os itens e adicionar o melhor ao carrinho.
IMAGENS: Thinkstock e Divulgação
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável