PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Startup GOV.BR do Porto Sem Papel recebe dois prêmios em evento de governo digital
Parceria entre os ministérios da Gestão, Portos e Aeroportos e o Serpro recebe prêmios de “Melhor solução de governo digital Orientada ao Governo” e o geral de “Excelência em Governo Digital”
A Startup GOV.BR do Porto Sem Papel (PSP) foi destaque do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024, conquistando dois troféus que reafirmam sua relevância para o setor portuário brasileiro. Além de ser eleito a Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo, o projeto foi consagrado como o vencedor geral da premiação, confirmando seu impacto inovador no cenário digital brasileiro. A cerimônia foi realizada na última semana.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apoia o PSP a partir de um dos times do Programa Startup GOV.BR, desenvolvendo uma série de funcionalidades para agilizar as operações portuárias. Esse programa do MGI tem como objetivo apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal.
Com essa iniciativa, o MGI consegue apoiar os órgãos nesses processos, promovendo a modernização da administração pública e beneficiando também cidadãos e empresas. “Nosso trabalho é para ampliar o governo digital de toda a administração pública. Esses prêmios representam o resultado deste nosso esforço em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos para o programa Porto Sem Papel, que é uma Startup GOV. BR”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Para Carlos Tiego Arruda, coordenador do PSP no Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e que recebeu os troféus no evento, a conquista é o resultado de um esforço coletivo. "Essa premiação é uma coroação por todo o esforço que foi feito por todos os participantes desse projeto: a equipe do MPOR, do Serpro, do Ministério da Gestão e Inovação e de todos os envolvidos. Além de reconhecer tudo o que foi feito, esse prêmio fortalece um trabalho que traz muitos benefícios para a sociedade. Para nós, é uma grande satisfação poder prestar um serviço de eficiência, de qualidade e que dá muito retorno ao país", celebra.
O Porto Sem Papel, lançado em 2011, revolucionou a operação portuária brasileira ao reduzir drasticamente a burocracia e otimizar processos. O tempo médio de liberação de uma embarcação, que antes levava 20 dias, foi reduzido para apenas cinco dias, um avanço que impacta diretamente o "custo Brasil". Hoje, a solução está em operação em mais de 185 portos públicos e privados no país, acumulando mais de 48 mil atracações apenas em 2023.
Maurício Paiva, gestor de negócio do projeto PSP no Serpro, compartilha do mesmo sentimento e destaca a importância da parceria. "É muito gratificante para o Serpro estar junto com a Secretaria Nacional de Portos nessa premiação, na qual a qualidade da solução é reconhecida. Isso nos inspira a avançar cada vez mais, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, sempre buscando o melhor para o nosso país e para o Estado brasileiro", declara Paiva.
Prêmio
O Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Anualmente, a premiação reconhece os melhores projetos de governo digital no Brasil, estimulando a inovação e a modernização da gestão pública.
O Gov.Digital tem seis categorias de Melhor solução de Governo Digital, são elas: Orientada ao Governo; Orientada ao Cidadão; para Governo Aberto; para Governança Digital; Inclusivo; e baseada em Inteligência Artificial. E ainda tem três prêmios especiais: Valor Público; Valor Sustentabilidade e ODS; e o geral de Excelência em Governo Digital.
A cerimônia ocorreu durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024), também organizado pela ABEP-TIC.
*Com informações do Serpro.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável