Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
MT - Sefaz fechará por um ano postos com combustível adulterado
As irregularidades foram verificadas durante a Operação Saturação, realizada no segundo semestre de 2008.
Termina no final deste mês o prazo para os proprietários de quatro postos de combustíveis de Cuiabá apresentarem à Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) a contraprova dos testes que identificaram que os produtos comercializados nesses estabelecimentos estão fora da especificação estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), ou seja, adulterados. As irregularidades foram verificadas durante a Operação Saturação, realizada no segundo semestre de 2008.
De posse dos resultados das análises feitas em laboratório especializado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Sefaz notificou os proprietários dos estabelecimentos a apresentarem contraprova dos testes. Caso sejam confirmadas as desconformidades, os postos serão interditados por um período de um ano e terão suas inscrições cassadas no cadastro de contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Estado.
A adulteração dos combustíveis se caracteriza pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistas à obtenção de lucro. O secretário de Fazenda, Eder Moraes, observa que, além do fisco estadual, o consumidor também perde com a adulteração de combustíveis. Isso porque abastecer veículos com combustível fora das especificações da ANP pode danificar o motor e outros componentes do automóvel. “Essa fraude reduz a arrecadação de impostos, o que gera prejuízo para toda a sociedade”, comenta.
Diante das irregularidades verificadas durante a Operação Saturação, a Sefaz intensificou a sistemática de fiscalização dos postos de combustíveis do Estado. Assim, as verificações fiscais nesses estabelecimentos passaram a ser feitas diariamente, inclusive nos fins de semana e dias não úteis, em todo o Estado, e não mais esporadicamente.
A pedido de Eder Moraes, a parceria da Secretaria de Fazenda com o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Delegacia Fazendária, será intensificada neste trabalho. “Faremos uma varredura nos postos fiscais. Ouviremos, inclusive, os consumidores para sabermos se há indícios de irregularidades”, alerta o secretário, que tem desenvolvido, no fisco estadual, uma gestão com foco na austeridade e na transparência.
FISCALIZAÇÃO
Na fiscalização dos postos, é verificada a situação documental dos estabelecimentos (autorização da ANP, inscrição estadual, CNPJ, alvará etc), realizados testes preliminares para avaliação da qualidade dos combustíveis (em caso de suspeitas de adulteração, as amostras são encaminhadas ao laboratório especializado da UFMT, para análise), entre outras peculiaridades necessárias para o funcionamento adequado das empresas do ramo.
Convênio entre a ANP e a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso habilita o Estado a realizar fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, bem como aplicar as sanções administrativas e pecuniárias previstas em lei, regulamento ou contrato. As verificações são feitas pela Superintendência de Fiscalização (Sufis), por meio do Segmento de Combustíveis da Sefaz.
SATURAÇÃO
Fiscais e agentes de tributos estaduais efetuaram verificação física em 1.410 caminhões-tanque de combustíveis no trânsito de mercadorias e fiscalizaram 11 usinas de álcool e 30 distribuidoras de combustível do Estado de 8 de agosto a 9 de outubro do ano passado, durante a Operação Saturação.
A ação fiscal teve como objetivo manter a ordem tributária, especialmente no segmento de combustíveis, cuja arrecadação equivale, em média, a 25% da receita total do ICMS no Estado.
Coordenada pelas Superintendências de Fiscalização (Sufis) e de Execução Desconcentrada (Sued) da Sefaz, a Operação foi realizada em conjunto com a Delegacia Fazendária e a Polícia Militar.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável