Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
MT - Governo Blairo Maggi reduz de 17% para 12% ICMS do gás de cozinha
A redução na tributação sobre o gás de cozinha é mais uma ação do Governo de Mato Grosso voltado para a área social.
Presente na gigantesca maioria dos lares, o gás de cozinha em botijão 13 quilos será o próximo alvo de investimento do Governo do Estado na melhoria do poder de compra da população mato-grossense. Na próxima semana, o governador Blairo Maggi irá encaminhar à Assembleia Legislativa a mensagem que altera a Lei 7.098/98 reduzindo em 30% a alíquota do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que incide sobre o produto. Com a mudança, a carga estadual sobre o combustível gás liquefeito de petróleo (GLP) residencial cai de 17% para 12%. Para que a mudança entre em vigor o texto deverá receber a aprovação dos deputados estaduais.
“O governador Blairo Maggi e o seu vice, Silval Barbosa, que já implementaram a redução de carga tributária em mais de 86 segmentos da economia de Mato Grosso, dando prosseguimento às reduções determinaram agora que reduzíssemos de 17% par 12% o ICMS do gás de cozinha, principal insumo básico das famílias mato-grossenses, aliviando o orçamento familiar. O combate à sonegação tem permitido ao Estado avançar na desoneração fiscal em vários produtos de consumo do nosso povo, levando melhoria de qualidade de vida a todas as famílias”, destacou o secretário de Fazenda, Eder Moraes.
O Governo do Estado optou em encaminhar para Assembleia Legislativa a mensagem que trata da redução com vista a garantir o benefício para os próximos anos. “Independente dos próximos governos que vierem, nós queremos que as desonerações que beneficiam toda a população sejam mantidas. Se fizéssemos essa redução por meio de decreto, os próximos gestores poderiam retornar a alíquota cheia de 17% sem passar pelo crivo da população. Estamos garantindo que todas as famílias possam contar com esta redução por longos anos, de forma perene”, disse Moraes.
A redução na tributação sobre o gás de cozinha é mais uma ação do Governo de Mato Grosso voltado para a área social. Além das desonerações já praticadas pelo Fisco, como a alíquota zero para os produtos da cesta básica e energia elétrica, a quem consome até 100 kWh, redução tributária para a farinha trigo que atinge diretamente produtos como pães e massas, são 86 segmentos da economia já beneficiados com desonerações, o Estado tem lançado e apoiado programas de assistência direta. Um exemplo destes programas é o Panela Cheia, lançado em dezembro do ano passado que irá complementar a renda de várias famílias abaixo da linha da pobreza em Mato Grosso.
Somando-se a este mesmo intuito de garantir que as desonerações sejam mantidas em próximas administrações, o Governo do Estado encaminhara a Assembleia Legislativa na mesma mensagem do GLP as reduções praticadas nas alíquotas do ICMS da energia elétrica. A mensagem solicita que seja estipulada por lei as seguintes alíquotas para energia elétrica (as que atualmente estão em vigor no Estado):
Consumo mensal de até 100 Kwh – zero por cento;
Consumo mensal acima de 100 Kwh e até 150 Kwh – 10%;
Consumo mensal acima de 150 Kwh e até 250 Kwh – 17%;
Consumo mensal acima de 250 Kwh e até 500 Kwh – 25%;
Consumo mensal acima de 500 Kwh – 27%.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável