Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Proposta da Norma de Contabilidade Eleitoral e Partidária é avaliada em reunião entre Comissão e Câmara Técnica
A audiência, que ficará disponível publicamente por 30 dias, pretende receber as contribuições públicas sobre o texto e os aspectos da norma
As equipes da Comissão de Contabilidade Eleitoral e da Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) se reuniram virtualmente nesta quinta-feira (3), para debaterem a proposta de texto para a criação da norma NBC TPE 01 – Contabilidade Eleitoral aplicada a Partidos e Eleições.
O momento marca uma oportunidade de a Câmara Técnica avaliar o texto construído pela Comissão, na expectativa de sua validação, para que o documento siga para a próxima etapa estabelecida para a aprovação da norma: a disposição do texto para uma audiência pública sobre a proposta.
A audiência, que ficará disponível publicamente por 30 dias, pretende receber as contribuições públicas sobre o texto e os aspectos da norma. Posteriormente, as indicações serão avaliadas pela Comissão que trabalha no texto, podendo ser incluídas ou não. A proposta também será submetida a aprovação do Plenário do CFC.
A reunião do grupo foi iniciada pela vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues, que reforçou a importância da norma. “Esse projeto é de interesse não só da classe contábil, mas também de toda a sociedade. O que pretendemos com esse trabalho é colocar no mercado um instrumento potente, que poderá ajudar os contadores que trabalham com o segmento eleitoral a melhorarem sua performance e a qualidade de seus trabalhos”.
Em seguida, o conselheiro Erivan Ferreira Borges, relator da proposta, apresentou a norma, contextualizando sob quais premissas ela foi construída e as particularidades que atende no que tange ao processo eleitoral. Guilherme Guimarães, membro da Comissão Eleitoral, complementou com outros apontamentos técnicos acerca de conceitos, motivações, e demais esclarecimentos sobre o texto.
Após as intervenções, os membros da Câmara Técnica fizeram seus comentários e apontaram alguns poucos ajustes no texto, a serem avaliados pela Comissão antes da norma ser direcionada para audiência. Ana Tércia elogiou o material: “É incontestável a qualidade do trabalho apresentado pela comissão. Realmente de altíssimo nível”, avaliou a VP. Dorgivânia Arraes, VP de Política Institucional, também elogiou ou desempenho da comissão na construção da norma, e ofereceu contribuições ao documento.
“A reunião de aprovação da minuta da Norma Brasileira de Contabilidade Eleitoral para submissão à audiência pública foi histórica. Mais um importante passo para que a sociedade brasileira e, principalmente, sua democracia possa ser impactada positivamente através de uma Norma Contábil”, avaliou o conselheiro da Câmara Técnica de Contabilidade Eleitoral, Haroldo Santos Filho. Segundo ele, as expectativas são positivas para a continuidade do processo: “Estamos preparados para receber as sugestões populares que venham a contribuir ainda mais com a norma. Assim, a Norma já nascerá forte, fruto de um amplo debate”, completou.
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)